Clair Obscur: Expedition 33 - Review
Após jogar as 2 primeiras horas do game, venho falar um pouco sobre ele.
REVIEW DE JOGOS
Letícia Queiroz
4/27/20253 min read


Lançado na ultima quinta-feira (24/04), Clair Obscur: Expedition 33 tem chamado muita atenção em partes pela historia, em parte pelos gráficos, em parte pela trilha sonora. Em todos os aspectos o jogo é considerado um sucesso, pelos críticos e jogadores.
Disponível para Microsoft Windows, Xbox Series X/S e PlayStation 5.
O jogo é um RPG de ação com combates em turnos desenvolvido pela Sandfall Interactive e publicado pela Kepler Interactive, seu mundo foi inspirado na Belle Époque, um período muito importante para a historia francesa.
Sandfall Interactive é pequeno estúdio francês com apenas 33 funcionários, tendo Clair Obscur: Expedition 33 como seu primeiro lançamento.






Historia do Game
Há 67 anos a cidade de Lumière foi separada do restante do mundo, pela Artífice, uma criatura gigantesca que desperta, ano após ano, e pinta um número amaldiçoado em seu monólito, na ilha de frente para o porto da cidade. Neste momento, todas as pessoas que atingem aquela idade se transformam em fumaça e pétalas e desaparecem sem deixar rastro. No início do jogo, quando chegamos ao porto, o número que podemos ver é o "34" pouco depois ela desperta e pinta o número "33".
Todos os anos, os moradores da cidade vivem sobre a perspectiva de sua destruição, com a idade máxima dos habitantes diminuindo, acompanhamos Gustave e seus companheiros na expedição 33, que tem acompanhado os números da pintora, enquanto embarcam na missão de quebrar o ciclo de morte de uma vez por todas.
No inicio da narrativa somos apresentados ao pouco que os personagens sabem sobre os Nevrons, criaturas com as quais deveremos lutar na ilha misteriosa. Assim que os protagonistas chegam a ilha, nós jogadores logo percebemos, que o pouco que os personagens sabem sobre a ilha e suas criaturas cai por terra, talvez os monstros sejam a final o menor dos problemas e que haja coisas ainda mais perigosas e misteriosas por vir, há muitas coisas impossibilitando que a humanidade viva tranquilamente ou mesmo sobreviva.
Confira a Gameplay do Game no Nosso Canal

Até a próxima!
Considerações
Por enquanto joguei apenas as 2 primeiras horas do game, busquei explorar e interagir com todos os NPC's, então ainda não avancei na historia.
Particularmente não sou muito boa em jogo nenhum... mas considero jogos de Turno mais complicados, afinal exigem estratégia, o que eu não tenho, as vezes o que me falta em habilidade eu consigo na sorte.
Gosto muito de obras com essa "pegada" de mundos fragmentados como The Evil Within 1 e 2, mundos destruídos e reconstruídos como Horizon Zero Dawn & Horizon Forbidden West e com monstros misteriosos como Death Stranding
Os gráficos e a trilha sonora estão belíssimos.
A historia, no meu ponto de vista, está bem original.
Pretendo terminar o game, e se vocês quiserem trago como série para o canal.
Contato
Fale conosco para mais informações.
Suporte
Loja
Canal.guildagames@gmail.com
© 2025. All rights reserved.